quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Máscaras


Carnaval já me trouxe medo, na infância tinha aflição com as caretas de máscaras de borracha, estas que hoje são tão insossas. Tinha medo também da Maria Ojeriza: um homem correndo atrás das crianças vestindo uma espécie de boi-bumbá deslocado. Depois veio a timidez da adolescência onde qualquer convite à liberdade mais parecia armadilha. Por fim venceu a indiferença e pouco me importava se tivesse alguma agitação ou apenas descanso naquele feriado gordo. Ano passado me caiu uma máscara no Rio de Janeiro, onde pude finalmente fazer as pazes com o Momo, liberando a pureza do verbo: brincar! Este ano foi só aconchego e quietude, atravessado apenas por um bloco descendo a Augusta que não me animou a seguir nem um quarteirão. Somente na quarta-feira-cinza me vejo pintando essa máscara (era uma oficina de rua) e de repente o carnaval ganha uma vida breve, quem sabe se para ser a fantasia de algum futuro ou o souvenir de um carnaval que mal aconteceu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi paixão , faço parte dessa estória.Como tentava protegê-lo dos mascarados e do boi-bumbá.Saudades daquele tempo meu menino querido. Bjs