sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Passeando com Jesus no Inferno


Estava eu num ônibus meio cheio quando reparei que ao meu lado uma mulher lia uma espécie de apostila. Como de costume quando não estou eu próprio lendo nos ônibus, estiquei os olhos só para ter o prazer de bisbilhotar a leitura alheia. As palavras inferno, fogo, enxofre e Jesus me chamara a atenção, acabei me divertindo lendo um pouco daquela literatura apesar de tão mal escrita e tão pouco original. Pelo que pude perceber o texto tratava de um relato real (não tão real quanto meus contos, com certeza) de uma pessoa que sofria pela morte de outra muito querida e que em vida fora herege. Aí Jesus apareceu uma noite e sorridente convidou o narrador do texto a testemunhar o inferno. Eles passeavam e Jesus mostrava cenas de intenso sofrimento, nada do que a humanidade não tenha descrito sobre inferno desde a Idade Média: fogo, enxofre, demônios rosnando, chicotadas, etc... e Jesus lá, mostrando tudo como um guia turístico, e a pessoa tinha tanta empatia com o salvador que ele até já adivinhava seus pensamentos. Ela viu seu ente querido mergulhado num fosso de bosta e sufocado por seu próprio choro. Então Jesus gentilmente explicou:
_ Não há saída para ela...
E depois uma legião de demoniozinhos passou por eles, comandados por um demônio enorme (a descrição dos demônios foi o que achei de mais legal); o grande era tipo um urso, com uma cara enorme, como de morcego, presas para cima e chifres é claro, os menores pareciam macaquinhos de braços longos, alguns com nariz comprido, outros com cara de bichos variados, uns sem chifre. E o passeio seguiu até chegarem a um homem dentro de um caldeirão que ficava recitando o evangelho desesperadamente.
Bem, queria até ler mais um pouco só pra recapitular os velhos clichês do inferno, mas a mulher lia muito devagar e eu tive que descer.
É interessante como eles gostam do inferno! Lendo principalmente a descrição dos demônios entendi que é como o prazer de ler uma história de terror, porém com a emoção ainda mais intensa porque para eles tudo é real! Qualquer pastor pode dizer que passeou no inferno e jogou uma peladinha com Jesus que ninguém duvida.


(na imagem um dos infernos de Bosch, que são os mais legais e criativos de todos)

Mudando radicalmente de assunto gostaria de avisar que a grande promoção Fast Fábula Delivery terá sua segunda edição. Para quem não sabe foi uma brincadeira onde pedi que os leitores encomendassem a história que quisessem, o que resultou em alguns dos textos que mais tenho orgulho até hoje. Quem quiser conferir estão todos entre agosto a novembro do ano passado, alguns entraram para a antologia do blog. ENTÃO AGUARDEM ! ESTÁ PRA SAIR A QUALQUER MOMENTO! Agora, deixo de presente para o fim-de-semana um clipe da Cat Power em sua época menininha. Cross Bones Style!

Um comentário:

Maria Cláudia S. Lopes disse...

é de agora mesmo, que eu fui visitar ela e ela me deu o livro dela...é massa!
Meu, eu esqueci completamente do concurso Celso....é muita coisa que eu tô correndo atrás ao mesmo tempo...nem lembrei. Mas concursos não me deixam tão animada mais...rsrsrs
Quando é que vc vai virar produtor e me ensianr a correr atrás das Leis de Incentivo?