sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Poema de vento e mar

Encomendado por Amadan
Quando finalmente chegou a vez Dela sentiu a ânsia de sua vida desabrochar com o vento e o cheiro de mar. Lembrou de seus sonhos de infância, quando tudo o que queria era ser um avião ou barquinho de papel. Agora, em sua hora de estrela Ela sofria diante da incerteza. Poderia se tornar puta ou santa nas mãos daquele Deus.
Todas as folhas daquela cadernetinha sentiam que Ele era poeta e salivavam no desejo de serem relíquias em algum museu do futuro. Umas se tornavam oráculos por conterem anotações misteriosas, sentindo-se o útero da obra-prima. Outras mais bem-aventuradas exibiam um poema inteiro, carnudo e límpido em seu corpo. O restante vivia a frustração de ser mera lista de compras, rabiscos de contas a pagar ou telefones inúteis.
Mas Ela teve a revelação logo que sentiu o vento e o cheiro do mar.
Afinal poetas não escalam rochedos para escrever banalidades!
E Ele começou vagaroso, mas não derramava palavras, porém carícias de amante através de contornos que se teciam em formas indefinidas. Tamanha era sua lentidão e leveza que se perdeu eterna no gozo de divindade recém-nascida.
Mas o vento súbito arrancou a folha com violência, e enquanto se tornava redemoinho chorou ao sentir-se o aborto do Grande Poema. Até que no último suspiro explodiu na alegria do sonho de infância: pairou vários minutos em vôo indomável, mergulhou em pouso suave e morreu com grandeza de naufrágio.
Quanto ao poeta, sempre dizia aos amigos sobre o melhor poema que escrevera. Covardemente roubado pelo deus dos ventos
.
(imagem de Turner)

3 comentários:

Anônimo disse...

Um texto de excelência. Eu esperava algo bom, mas nunca nada tão maravilhoso.
Parabéns e obrigado.

Anônimo disse...

Olá Celso,

Eu entendo perfeitamente.. falta de tempo é um problema comum nas relações modernas, por mais que "relação" neste contexto signifique visitas e comentários em blogs :-)

Essa semana a vida adulta acabou por dominar toda a minha semana.. o que acabou por me impedir de passar por aqui com mais frequência e com tempo para deixar comentários. Mas saiba que sempre dou uma passadinha, mesmo que rápida, por aqui :-)

Prefiro o blogspot.. para deixar comentários para você no Sapo eu tenho precisado de muita força de vontade.. é comum dar erro nas primeiras tentativas de envio.

Beijos!

PS: Escreve muito bem em textos delivery ;-)

Maria Cláudia S. Lopes disse...

NOSSA CELSIM...ESSE DO VENTO E MAR ME FEZ ARREPIAR...A IDÉIA ERA BOA, EU ESPERAVA ALGO BOM, MAS V~C SE SUPEROU...NOSSA MENINO, ESTOU EMOCIONADA...SNIFF...LINDO...SIMPLESMENTE...