sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sobre novelas e novelos



É sempre confuso tentar distinguir romance de novela. Gosto de chamar minhas narrativas mais longas de novelas, talvez por afinidade com o princípio de concisão. Uma vez me disseram que a palavra novela vem de novelo, referindo-se a histórias que começam num emaranhado, como um novelo de lã mesmo, e pouco a pouco vão sendo desenroladas. Hoje, em meio aos meus preparativos de Sweet Dreams, relembrei essa imagem que me parece se encaixar bem em minha pretensão com essa novela, ou blognovela (esse termo já existe? Eu particularmente nunca vi). Mas Sweet Dreams não nasceu no blog, mas sim num Fanzine e agora fará parte do blog e do Zine de maneira integrada. Existirão capítulos publicados mensalmente no Zine do Goma, cada um destes terá desdobramentos variados aqui no blog, transformando em quantos capítulos forem necessários. Será uma novela-jogo? Pretendo! Terá regularidade fixa no blog? Quem sabe. Será interativa? Assim espero, mas aí não depende só de mim, mas de meus leitores silenciosos sentirem-se à vontade para meter os dedos na história. Nesta semana estou trabalhando nos aspectos estruturais desta novela, ou projeto, ou série... acabei sentindo a necessidade de escrever aqui sobre os bastidores, já que quando começar será o carro chefe aqui do Fast Fábula. O capítulo novíssimo deste ano já está pronto, só esperando a publicação no Zine para que seja publicado também aqui. Aí, meus caros, vocês terão a oportunidade de ler-participar de uma obra literária multimídia no meio de seu desenrolar criativo. Não sei ainda para onde estou indo com essa história, já que tudo isso nasceu com muito improviso... mas me sinto mais forte por ver um projeto literário transcender um pouco a virtualidade e se materializar, pelo menos em parte, em papel.
E quem sabe ela alcança ainda outras formas?


(imagem de Magritte)

Nenhum comentário: